Defeito que tem sido muito comum em veículos Kombi com motor 1.6 Mi dos anos 1997 à 1999 e com sistema de injeção denominado Motronic MP9.0...
Trazido de reboque ao Centro Automotivo já com a seguinte história: veículo começou a falhar o motor e perder força até parar na pista onde foi avaliado por outro profissional da área. Constatou-se a falta de centelha na bobina de ignição, a qual foi trocada por uma nova sem fazer nenhum teste a não ser a constatação visual descrita há pouco. A Kombi volta a funcionar normalmente e poucos metros à frente torna a repetir o mesmo defeito e para.
Iniciamos os testes de posse dos equipamentos e diagrama elétrico específico do veículo em questão.
1 - O terminal número 1 da bobina é um aterramento. Estava realmente ligado ao sistema negativo do veículo - ok.
2 - O terminal número 2 da bobina de ignição é ligado ao terminal 24 da Central de injeção eletrônica. Foi conferido e tudo ok.
3 - O terminal 3 da bobina de ignição ao ligarmos a chave de ignição, recebe 12 volts (+). Foi conferido e realmente estava ok.
Testamos continuidade (para observarmos se havia ou não interrupção dos fios) e também realizamos testes quanto à curto circuito neste chicote. Nada foi encontrado, estava tudo em ordem com respeito à fiação.
SOLUÇÃO:
Chegamos à conclusão que a Central da injeção estava avariada e era a causa do problema.
Contactamos pessoal especializado em testes de Centrais eletrônicas de injeção e depois de realizados testes na Central do referido veículo, a mesma estava avariada e pode ser reparada.
A instalamos no veículo, providenciamos uma bobina de ignição nova e fim do problema.
Obs.: As duas bobinas anteriores mencionadas no início da matéria, estavam queimadas pelo curto circuito provocado internamente na Central.
16 de ago. de 2014
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