10 de abr. de 2015

Gol / 96 - Vira o motor mas não pega.

Gol 1996 com sistema de injeção já mais antigo, o chamado EC - IV com um bico injetor somente (mono ponto). Este chegou a oficina assim: motor ora entra em funcionamento, ora, dava-se a partida e o motor girava, girava, mezas não entrava em funcionamento.
      Verificou-se centelha na bobina de ignição e também nos cabos de vela e tudo ok. Mas, ao verificar o combustível no bico injetor observou-se que o bico não pulverizava (não abria para o combustível passar).
      O bico injetor possui dois fios de alimentação (um é positivo +12 volts) e o outro fio é um negativo em forma de pulso que aparece ao acionar a partida. Havia o positivo, mas o negativo/pulso desapareceu. Aparentemente aí estava a causa do problema.
       Seguimos o tal fio (teste de continuidade) até a central e tudo ok. Pensamos ser a Central da injeção que havia queimado e não enviava mais os pulsos.
       Mas analisando melhor, vimos que havia também uma falha no sinal de resposta do sensor de posição de borboleta (TPS), que por sua vez, estava mesmo danificado devido a constatação dos testes realizados.
      O sensor de posição da borboleta, enviava uma resposta para a unidade de comando que fazia a central da injeção interromper o pulso ( -) do bico injetor.
        SOLUÇÃO: trocamos o sensor de posição de borboleta (TPS) e findou-se o problema.

Nenhum comentário: