Fato curioso ocorreu em um veículo da linha nacional. A queixa do cliente foi que seu veículo passou a trabalhar com a temperatura do motor mais elevada que a de costume.
Ver também: Super aquecimento de motor.
Com base nesta informação, partimos para uma análise:
Verificamos que o eletro ventilador do motor - a tão conhecida ventuinha - armava e desarmava cumprindo seu papel, não havia vazamentos de água, o ponteiro do relógio de temperatura, estava na faixa de trabalho acima da metade do marcador, faixa imprópria, visto que o normal tende a ficar com ponteiro na metade da marcação do relógio. instalamos o rastreador para vermos se a central também reconhecia a mesma temperatura que constava no painel e realmente coincidiram as marcações, tanto do painel quanto a lida pela central de injeção.
Com um olhar um pouco mais atento, foi avaliado que na mangueira de retorno (a mais fina e superior - ver foto) do reservatório de expansão/água do motor, havia um fluxo pequeno demais do líquido de arrefecimento.
Obs.: o reservatório era novo.
Com motor desligado e frio o suficiente para abrirmos o reservatório e removermos a mangueira de retorno, detectou-se o seguinte fato:
1 - mangueira não estava entupida;
2 - bico do reservatório também não estava entupido, porém, seu diâmetro era "pequeno demais" ocasionando uma 'obstrução de fábrica' parcial à passagem do líquido de arrefecimento, pode uma coisa dessas?!
Por haver tal possibilidade, conseguimos alargar o diâmetro do bico, religamos a mangueira de retorno e funcionamos o veículo... A faixa de trabalho da temperatura do motor indicada pelo ponteiro do painel, retornou à sua origem, como dantes. Problema resolvido e que merece atenção, mesmo quando o reservatório de água for novo.
Observação: as causas de um aquecimento de motor são várias: desde mangueiras e o próprio radiador entupidos, à problemas com válvula termostática, bombas d'água, enfim... E o alargamento do bico do recipiente pode ser feito por exemplo com um broca de tamanho adequado, ou ainda optar pela troca do componente do sistema de arrefecimento.
11 de abr. de 2015
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