11 de abr. de 2015

Aquecimento de temperatura do motor

Fato curioso ocorreu em um veículo da linha nacional. A queixa do cliente foi que seu veículo passou a trabalhar com a temperatura do motor mais elevada que a de costume.
Ver também: Super aquecimento de motor.
     Com base nesta informação, partimos para uma análise:
      Verificamos que o eletro ventilador do motor - a tão conhecida ventuinha - armava e desarmava cumprindo seu papel, não havia vazamentos de água, o ponteiro do relógio de temperatura, estava na faixa de trabalho acima da metade do marcador, faixa imprópria, visto que o normal tende a ficar com ponteiro na  metade da marcação do relógio. instalamos o rastreador para vermos se a central também reconhecia a mesma temperatura que constava no painel e realmente coincidiram as marcações, tanto do painel quanto a lida pela central de injeção.
     Com um olhar um pouco mais atento, foi avaliado que na mangueira de retorno (a mais fina e superior - ver foto) do reservatório de expansão/água do motor, havia um fluxo pequeno demais do líquido de arrefecimento.
      Obs.: o reservatório era novo.
     Com motor desligado e frio o suficiente para abrirmos o reservatório e removermos a mangueira de retorno, detectou-se o seguinte fato:
     1 - mangueira não estava entupida;
     2 - bico do reservatório também não estava entupido, porém, seu diâmetro era "pequeno demais" ocasionando uma 'obstrução de fábrica' parcial à passagem do líquido de arrefecimento, pode uma coisa dessas?!
     Por haver tal possibilidade, conseguimos alargar o diâmetro do bico, religamos a mangueira de retorno e funcionamos o veículo... A faixa de trabalho da temperatura do motor indicada pelo ponteiro do painel, retornou à sua origem, como dantes. Problema resolvido e que merece atenção, mesmo quando o reservatório de água for novo.
 Observação: as causas de um aquecimento de motor são várias: desde mangueiras e o próprio radiador entupidos, à problemas com válvula termostática, bombas d'água, enfim... E o alargamento do bico do recipiente pode ser feito por exemplo com um broca de tamanho adequado, ou ainda optar pela troca do componente do sistema de arrefecimento.

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