11 de ago. de 2014

FARÓIS ACESOS DE DIA? ENTENDA O PORQUÊ.

Em 2011, a Polícia Rodoviária Federal (PRF), lançou campanha para estimular motoristas a trafegar com os faróis ligados durante todo o percurso.
Há rumores de que o CONTRAN já pense em tornar lei, o uso do farol baixo também durante o dia, o que até agora é obrigatório somente para motocicletas e ônibus.
Isso acarretará obviamente um desgaste prematuro do globo óptico e lâmpadas do farol.
E visto que essa medida já é obrigatória em muitos países europeus e de fato foi constatado a redução no número de acidentes, a PHILIPS, tratou de inovar criando uma solução para reduzir todo esse desgaste dos faróis mencionado acima.
"As luzes são o primeiro e único elemento pró-ativo do círculo de segurança que ajuda a evitar acidentes. As luzes DRL têm uma luz extremamente branca e brilhante e por isso são mais visíveis para os pedestres e para os outros motoristas.
Um estudo publicado pela Comissão Européia calcula que as luzes DRL (Farol de Rodagem Diurna) podem salvar cerca de 3% a 5% de vidas anualmente (entre 1.200 e 2.000 mortes por ano na estrada).
E essa não é a única vantagem. Durante o dia ocorrem mais acidentes do que normalmente se pensa. De fato, 40% do número total de acidentes ocorre durante o dia." - Relata o site da PHILIPS.
* Como esse item é opcional, a instalação pode ser feita em revendas e autoelétricas. Mas vale um alerta para a instalação do acessório que deve seguir as prescrições da resolução do Contran, especialmente quanto ao funcionamento, o DRL deve ser acionado automaticamente quando o veículo for ligado e, quando aceso o farol baixo, o auxiliar DRL deve ser desligado automaticamente. Assim como a instalação de qualquer acessório, a iluminação adicional não pode causar desconforto aos demais motoristas. Mas atenção, o DRL ligado à noite atrapalha os motoristas em sentido contrário, portanto seu uso é exclusivo para o dia.

Nenhum comentário: