O Sensor de posição da Borboleta ou Sensor TPS é responsável por informar à Central da injeção, o grau de abertura da borboleta de aceleração, ou seja, ele sabe a exata posição em que se encontra o pedal do acelerador. A alteração percebida por ele e informada à Central, faz com que aconteça o aumento ou diminuição da rotação do motor (à medida em que o condutor pisa ou retira o pé do pedal de acelerador obviamente).
- Veículo UNO MILLE subitamente aumenta a rotação do motor sem que o pedal do acelerador seja acionado. No gráfico do rastreador é possível ver a alteração, passando de 29 graus de abertura para 60 graus.
- Há momentos também em que o gráfico no visor do aparelho é alterado e por exemplo, passa de 29 graus para 64 graus de abertura (aceleração), porém, a rotação do motor permanece na marcha lenta sem aumento da rotação.
- Não há código de falhas nenhum registrado na memória da Central de injeção eletrônica ao se rastrear o sistema ( este defeito não deixou nenhum rastro).
- Um teste prático foi feito. Com uma leve batida no sensor, observou-se no gráfico do equipamento a alteração nos graus de abertura da borboleta de aceleração ( o que não ocorre se for feito o mesmo teste num sensor em bom estado).
- Fizemos a troca do referido sensor e sanou-se o problema.
15 de ago. de 2014
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