O super aquecimento "pode" causar danos aos motores e as causas são várias: vazamentos por causa de abraçadeiras mal apertadas (referindo-se às existentes nas mangueiras de água), furos, tampa do reservatório de água que perdeu sua vedação, válvula termostática defeituosa, radiador com entupimento e por aí vai...
Quando isto acontece e a causa é a válvula termostática, opta-se por questão de preço (e dado a importância desta peça, nem é tão cara assim) e por falta de conhecimento em removê-la, sendo que o correto é colocar outra no lugar. Sendo assim, uma vez removida e não havendo outra no lugar, a água do motor correrá livremente - pelo menos essa é a ideia.
Mas o que acontece no trânsito por exemplo, é um motor que trabalha sem que haja um resfriamento adequado (não há aquela queda de temperatura ainda que imperceptível muitas vezes, provocada pela abertura da válvula / troca de caloria), um eletro ventilador que é acionado mais vezes causando desgaste seu desgaste prematuro.
E o que acontece nas rodovias e vias expressas é um motor que trabalhará frio demais, pelo fato da água circular livremente. Então o sensor de temperatura da injeção perceberá isto e aumentará a injeção de combustível no motor em doses cavalares - e ocorrerá o consumo excessivo de combustível.
" A referida válvula, faz separação entre a água do motor e a do radiador. Quando a água do motor chega a aproximadamente 92 Graus Celsius ela/válvula dilata-se abrindo passagem e há uma troca: água resfriada do radiador vai para motor e água quente do motor vai para o radiador para ser resfriada (este ciclo permanece enquanto motor está em funcionamento - lembrando que a temperatura de troca varia de motor para motor e que há válvulas termostáticas atuais que são controladas eletricamente ao invés de abrirem passagem por dilatação/caloria."
Então, pra que o motor e eletro ventilador tenham uma boa vida útil e haja baixo consumo de combustível, dentre outras coisas benéficas ao veículo e ao seu bolso, proceda assim: constatou defeito na Válvula? Troque-a.
8 de ago. de 2014
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário