Há que se dar extrema importância aos aterramentos de um veículo. Hoje em especial, falarei do corsa/celta, que ainda possuem cabos negativo da bateria como mostra a foto, digo mais especificamente daqueles marronzinhos à esquerda... Levam o símbolo ( - ) na bateria, onde estão conectados. Fui dar manutenção em um Celta com: problemas na marcha lenta, luz de teto meio amarelada (fraca) e na oficina quem disse que o rastreador conseguia entrar no sistema eletrônico (fazer leitura da injeção) e creio que até outros probleminhas elétricos à mais. Pois é... era o cabo negativo sem o correto contato com a lataria do carro, coloquei-o no lugar certo, local limpo e o apertei corretamente e os defeitos acima foram embora. São dois cabos negativos saindo de um mesmo pólo (-) da bateria, um vai aterrar o motor e o outro vai aterrar a lataria do carro, este da lataria tem sido o que mais apresenta problemas; mas não deixe nunca de verificar o outro também quanto à oxidações (sujeira) e aperto. Outra dica: não o coloque (cabo terra da lataria) no parafuso do paralamas, além de feio e incorreto, o local não oferece bom aterramento. Um forte abraço!!
22 de jan. de 2009
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2 comentários:
Olá! Tenho um Gol Special 1999 com GNV, sem marcador de temperatura no painel, somente uma luz e há umas 3 semanas atrás vc comentou no forum do yahoo, o que me ajudou bastante. Meu carro piscava a luz de temperatura, porém, nao fervia, o interessante que essa luz só pisca com o carro quente, quando arma a ventoínha e se principalmente nesse momento eu ligar o ar do desembaçador (meu carro nao possui ar condicionado). Você postou dizendo ser o negativo da bateria, o que resolveu meu problema por um bom tempo. Acontece, que recentemente meu carro voltou a apresentar tudo novamente. Você acha que seja necessário reapertar o aterramento, ou fazer limpeza? Parece estar tão apertado, será limpeza? Acha que o problema realmente está ai? Gostaria muito de saber sua opinião. Desde já agradeço e parabens pelo Blog.
c_alex_pacheco@yahoo.com.br
Olá, Alex! Muito obrigado pela visita.
No caso acima, existem dois terras saindo do mesmo borne da bateria e no seu caso, um sai da bateria e o outro que é o que dá problema fica por baixo do carro, mais especificamente entre o chassi e a caixa de marcha. enviei-te e-mail à respeito. Até mais.
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