22 de jan. de 2009

Na oficina... Corsa/Celta.

Há que se dar extrema importância aos aterramentos de um veículo. Hoje em especial, falarei do corsa/celta, que ainda possuem cabos negativo da bateria como mostra a foto, digo mais especificamente daqueles marronzinhos à esquerda... Levam o símbolo ( - ) na bateria, onde estão conectados. Fui dar manutenção em um Celta com: problemas na marcha lenta, luz de teto meio amarelada (fraca) e na oficina quem disse que o rastreador conseguia entrar no sistema eletrônico (fazer leitura da injeção) e creio que até outros probleminhas elétricos à mais. Pois é... era o cabo negativo sem o correto contato com a lataria do carro, coloquei-o no lugar certo, local limpo e o apertei corretamente e os defeitos acima foram embora. São dois cabos negativos saindo de um mesmo pólo (-) da bateria, um vai aterrar o motor e o outro vai aterrar a lataria do carro, este da lataria tem sido o que mais apresenta problemas; mas não deixe nunca de verificar o outro também quanto à oxidações (sujeira) e aperto. Outra dica: não o coloque (cabo terra da lataria) no parafuso do paralamas, além de feio e incorreto, o local não oferece bom aterramento. Um forte abraço!!

17 de jan. de 2009

Fusíveis






Os fusíveis tem a função de proteger o circuito (instalação) na qual é colocado. Sua capacidade (limite de corrente que suporta), é conhecida por número que vem impresso no próprio fusível(foto). Quando ultrapassado o limite de ampéres aceitável, o fusível se rompe, protegendo assim o circuito.





Algo deixou de funcionar: luzes internas e externas: (faróis, luz de freio, de ré, ventiladores, limpadores de para brisa)? Confira os fusíveis. Pois se estiver como este da foto (partido), substitua-o por um de mesmo número/amperagem. A caixa de fusíveis normalmente está na altura do joelho esquerdo do condutor. Se não tiver intimidade com o assunto: retire um por vez e examine, é bem simples. E preste atenção: não dá choque, ok!!? Se você substituiu e continua queimando o fusível é sinal de que algo está errado: procure uma oficina de confiança. Se seu problema é partida(arranque) - alternador(que gera energia para a bateria) e a própria bateria, esqueça... Estes componentes não possuem fusíveis em seus circuitos. Grande abraço!

9 de jan. de 2009

Bateria - parte 3

De repente... O painel e faróis aumentam a claridade e logo em seguida volta à claridade normal? Como dizem por aqui: UAI!! Mas o que isso tem a ver com a bateria? Tudo! É sinal de que o alternador ( é ele quem mantém a bateria do carro carregada) precisa de manutenção, há nele um defeito e com certeza danificará a bateria se não for (alternador) reparado. Sentiu ao dirigir um cheiro ácido, leve à oficina e peça para medir o alternador, esse cheiro aparece sempre que o alternador tem uma falha (carrega em excesso), fazendo a bateria secar a sua solução (água) e exalar o cheiro ácido.
Precisou dar um enxerto (citado no post anterior), é bom que você tenha o cabo de enxerto. Nem sonhe em tirar a bateria fraca, colocar a bateria em boas condições no carro, funcioná-lo... e retirar pra colocar a bateria fraca! Isso mesmo, nem sonhe. Principalmente se seu carro já for o que possui injeção eletrônica. Pode queimar um bocado de componente eletrônico. Compre um cabo desses e detalhe: muitos desses cabos vendidos por aí são finos e não funcionam bem, pois eles precisam ter a mesma ou maior espessura que os cabos da bateria do seu carro.
Abraços!

2 de jan. de 2009

Bateria - parte 2

Querendo pôr bateria maior no veículo? Sem problemas. Quanto maior melhor. É o mesmo que aumentar a caixa d'água de sua casa e outra, não traz danos ao alternador de modo nenhum.
Quanto ao enxerto: aquilo que se faz colocando uma bat. ao lado da outra e ligando o pólo (+) de uma c/ o pólo (+) da outra e (-) de uma c/ (-) da outra, através de cabos que tenham a mesma grossura dos cabos da bateria, pode fazer sem medo, até nos carros com injeção. Pois isso é uma ligação paralela (+) c/ (+) e (-) c/ (-) e nessas ligações: permanece a voltagem e soma-se a amperagem diz a regra! Não traz nenhum problema pro seu carro, seja o veículo de qualquer ano: 1974, 2005... Enfim. Bateria do carro enfraqueceu, o certo é carga lenta e não colocar pra rodar (o alternador do carro não é um aparelho de carga lenta, ele não "recupera", apenas mantém-na em bom estado). Há quem diga: ah! Mas eu já vi bat. ser "recuperada" no carro!
Aparentemente meu caro, ela assim pode até trazer problemas em alguns casos pro alternador. arranje uma emprestada enquanto a sua carrega. Qto. tempo de carga lenta? 24 horas.
Abraços!

1 de jan. de 2009

Baterias - Parte 1



Ao desligar uma bateria sempre comece pelo negativo e para ligar comece sempre pelo positivo. Fazendo assim, se a ferramenta encostar em alguma parte metálica do veículo (toda a lataria do carro é (-) negativa), não haverá risco de curto circuito.

Próximo ao meu trabalho, foram tirar bateria de kombi (esta era injeção eletrônica) e adivinhem, eles fizeram o inverso do explicado acima. Resultado: a ferramenta encostou na central de injeção e a queimou.