22 de mar. de 2010

Luz de Bateria no painel.

         Normalmente, na maioria dos casos, existem dois fios ligados ao alternador. Um mais fino (D+) e um outro mais grosso (B+). O fio D+ vai ligado à luz do painel que tem o símbolo de uma bateria e o fio B+ vai diretamente ao borne positivo da bateria.
         A luz de bateria no painel acende ao ligar a ignição e apaga-se logo após dar a partida (ou obviamente desligando a ignição também). 
         Se após dar a partida e acelerar um pouco esta luz permanece acesa, é porque :
                             a) a correia do alternador soltou, afrouxou ou partiu;
                             b) o alternador ou sua fiação está com defeito.
         Se ao ligar a chave da ignição, antes de dar a partida e a luz de bateria não acende, é porque:
                          * o fio D+ partiu, ou a luz do painel está queimada/e ou c/ mal contato;
                          * ou há problema no alternador.
         Hoje, na oficina, um veículo chegou com a luz da bateria sem funcionar lá no painel e por causa disto havia parado de produzir carga para a bateria. Isto mesmo... Só por causa disto. Esta luz serve como excitação inicial, para formar o campo magnético dos alternadores. O alternador pode estar perfeito, mas se esta luz deixar de funcionar por causa da lâmpada ou porque partiu o fio (D+), ele carrega por mais alguns dias ou menos e depois literalmente perde esta imantação e pára de carregar. 
         SOLUÇÃO: repararamos o fio que havia partido, a luz tornou a acender, o alternador que anteriormente havíamos feito medição e não carregava... Voltamos a medir após o reparo e tudo ok!!
Obs.: A primeira figura é da luz de bateria no painel, que é uma caixa com os símbolos: ( - +);
Já a segunda figura, é foto da parte onde vão conectados os fios no alternador (fios: D+ e B+), com um detalhe na foto (Clicar). 
Foto traseira de um alternador.
                                        






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