2 de nov. de 2009

Saveiro 2009, já com problema?

     Uma saveiro 2009 - flex/motor AP/1.6:  era o motor esfriar e não pegava mais... Apenas virava na partida e depois de insistir alguns minutos, o motor funcionava com marcha lenta irregular até que em seguida firmava com uma marcha lenta normal. 
     Diagnóstico: rastreei o carro e nada, mediu a bomba e nada, tudo certinho! Por estar no final da tarde, pedimos ao proprietário pra deixar o carro na oficina e deixamos toda a aparelhagem conectada no veículo para no dia seguinte, "pegar o defeito no pulo".
       Sei que hoje em dia tempo é dinheiro, mas tenho comigo, que oficina nem sempre pode parecer um PIT STOP de fórmula 1, pois muitos acham que pelo fato de ter o profissional equipamentos sofisticados o resultado do teste é instantâneo, colocou aparelho, resolveu o problema... Quem dera fosse assim. Verei depois a possibilidade de fazer um POST, sobre como se processa o diagnóstico de determinados defeitos que dão uma certa canseira pra achar.
       Dia seguinte: liguei o rastreador (scanner) e lá estava o defeito: o motor logicamente frio, mas o sensor de temperatura da água indicava 100 graus Celsius. Ou seja, quanto mais quente indicar o sensor para a central da injeção, menos combustível é injetado dentro do motor e mais difilculdade o veículo tem para entrar em funcionamento e se usar álcool ainda, piorou. E nesta fase fria, normalmente o motor necessita de uma quantidade maior de combustível a ser liberado pela central da injeção, que faz isso comandando a abertura dos bicos injetores, usando a referência de temperatura do sensor citado acima (foto), para tal.
       Solução: trocamos o sensor (foto acima) e o problema foi solucionado.

Nenhum comentário: