17 de ago. de 2009

Linha Palio 1.6 16V / 1997 à 2000. Aquecimento

Palio 16V chega à oficina com problema de aquecimento. No painel do Carro, ponteiro demonstra que a temperatura não está normal como era de costume.
Está armando a ventuinha, a água não chega a ferver, mas no trânsito da cidade, no dia a dia, o sistema de refrigeração já não tem a mesma eficiência de antes, está esquentando diz o dono do veículo.
DIAGNÓSTICO: Abaixo do reservatório de água do motor, parafusada à grade que sustenta o motor de ventuinha (eletroventilador de arrefecimento), existe uma peça "quadradinha" com dois fios ligados à tal "peça". É a resistência da ventuinha. Estava interrompida e/ou queimada, como queiram. Em um dos fios havia corrente e no outro, não.
O sistema elétrico "manda" um positivo através do sensor do radiador (cebolão) para o relé de primeira velocidade e este à essa resistência, atravessando-a e chegando à ventuinha, fazendo-a funcionar vagarosamente e resfriar o motor. Quando a resistência queima, o sistema elétrico dispõe de um segundo recurso, lançando positivo SEM PASSAR PELA RESISTÊNCIA e direto ao eletroventilador. Com a queima da resistência, o motor do veículo aquece mais e o sensor do radiador (cebolão) notando o aumento da temperatura, já havendo disparado o primeiro positivo, envia então o segundo sinal positivo, que vai ao outro relé (o relé de segunda velocidade) e este então diretamente à ventuinha, sendo necessário para isso: o aumento da temperatura.
Notou-se que ao armar para refrigerar o motor do veículo o barulho que fazia-se do eletroventilador era mais alto, por não haver a vagarosidade provocada pela resistência que diminui o fluxo de corrente e o giro da ventuinha é menor, portanto mais silencioso.
SOLUÇÃO: A troca da resistência da ventuinha.
TEMPERATURA, voltou ao normal no painel e VENTUINHA ficou mais silenciosa ao armar.

10 comentários:

Unknown disse...

este procedimento é o mesmo para o palio 97?

Auto Mecânica AESA disse...

Sandro, olá!
À sua pergunta: se o carro em questão tiver ar condicionado... É o mesmo sistema, procedimento...
Tudo o mesmo, ok?!
Grande abraço!!!

Anônimo disse...

O procedimento se aplica ao palio ex 2000??

john b disse...

Muito esclarecedor meu amigo, obrigado!

Anônimo disse...

Tenho um palio e a ventoinha não quer arma o que faço.

Auto Mecânica AESA disse...

Uma das primeiras providências é verificar os fusíveis.

Unknown disse...

Minha pálio 1.6 16v só aquece qnd eu ligo o ar condicionado e pego trânsito ou está muito quente . O que pode ser ? Tem alguma ventuinha mais potente de um outro carro que eu possa adaptar ?

Auto Mecânica AESA disse...

Unknown - Bruno, Olá!

Várias coisas precisam ser avaliadas. Desde uma mangueira parcialmente entupida, como também o termostato do radiador (cebolão) com sua têmpera (calibragem da temperatura) alterada, e um defeito bem comum... A válvula termostática. O correto é avaliar com cuidado através de um profissional, para evitar algo desagradável, que é a troca desnecessária de peças.
Abraços!

Auto Mecânica AESA disse...

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Unknown disse...
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