Pra saber se o alternador está gerando energia que alimente a bateria, desligam os cabos da bateria. O veículo que sempre amanhece com a bateria fraca, dizem: troca a bateria que resolve, no chute pode até acontecer se o defeito for só ela. Mas, se torna a acontecer o mesmo problema dizem: ou a bateria não presta, ou então pode ser algum aparelho ou componente elétrico que suga a carga enquanto o veículo está parado. E... como saber? Começam então, desligar um por um, pra ver qual destes ao ser desligado, faz a bateria permanecer em plena carga. Tudo descrito até agora, deve ser evitado de praticar, é absurdo!
Eletricidade é algo que não se "vê". Diagnósticos de defeitos, somente através de testes e estes com aparelhagem própria. Ganha-se tempo, precisão e satisfação tanto para a oficina, quanto para o cliente.
Resolvi colocar este post, porque ainda hoje em dia, é algo constante o que tenho ouvido das pessoas o fato de fazerem testes, por terem sido aconselhadas a fazê-los, assim ou assado, sem saber a bomba que pode estourar no bolso, pois podem arrumar é mais um defeito.
E até mesmo com os equipamentos, há que se ter o cuidado do reparador na hora dos testes. Fazê-los com cautela. Pois uma vez condenada uma peça vindo de um diagnóstico errado, o resultado é o retorno do cliente e o refazer de todo um trabalho... Só problema!
Principalmente hoje em dia, com tanta tecnologia, não dá pessoal, pra ficar na era do chutômetro. Isso serve para os proprietáros de carro e reparadores automotivos (oficinas).
Sucessos!!
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