Veículo chegou à oficina da seguinte maneira: dava-se partida e o motor funcionava e de repente ao dar a partida novamente, o painel normalmente acendia e o motor não girava, era silêncio total ! Esperava um pouco e novamente era dada a partida e o motor entrava em funcionamento outra vez, normalmente. Tornava a insistir com partidas consecutivas e o defeito voltava (painel aceso e motor não gira ao dar partida).
Testes: O arranque tem o cabo principal, vindo do borne + da bateria, ligado ao pino superior do automático do arranque (cabo grosso). E um outro fio bem mais fino, ligado ao pino de (código ou número) 50, escrito no automático do arranque. É o START, este último. O START vem da chave de iginição, na maioria dos carros sem passar antes, por nenhum relé, direto ao arranque.
Dada a partida, verifica-se em casos assim, com uma lâmpada de teste mesmo... Daquelas antigas! Observa-se que chega energia, porém na hora do defeito, a lâmpada até acende, mas com pouca luminosidade, claridade fraca. Quando não dá o defeito, a lâmpada acende bem clara, com boa luminosidade.
Diagnóstico: RESISTÊNCIA no fio START do arranque. Defeito muito comum hoje em dia de se encontrar nos veículos. Fio perde capacidade de conduzir eletricidade, cria resistência à passagem de corrente elétrica e não vira o motor!
Solução: Colocar um relé de partida de preferência de 70 AH (AH= Ampéres).