27 de set. de 2009

Luz de temperatura do gol - acendendo!





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Luz de temperatura = aquela redonda, de coloração vermelha, na parte superior da foto.

Gol Special - ano 99/ 1.0 - 8v / motor AT.


Esse foi o carro em que estava instalado o defeito: a luz da temperatura acendia, quando a ventuinha de refrigeração do motor entrava em funcionamento. O motor no entanto continuava sem ferver a água do reservatório... Se não me engano, até piscava a tal luz e olhando para o motor tudo em ordem...


Apesar de falar deste ano específico do gol bola, essa imagem (foto) da luz de temperatura, foi tirada de um gol 2003/2004 e o motor é o POWER... Daí, a ideia de se o gol possuir painel onde não exista o ponteiro de temperatura, mas, somente a lâmpada como se vê na imagem, o sistema elétrico e também o defeito seja o mesmo.



Depois de travada a batalha com o tal gol, verifiquei que o defeito era o aterramento (cordoalha indicada pela seta na foto) que fica lá embaixo: ligando a carroceria ao motor. Este aterramento estava frouxo e fez toda a bagunça elétrica, pregando uma peça em todos. Pois, aquela luz acendeu, pode parar o carro que o motor está no limite! Só que no caso, estava tudo normal, o que acontecia lá no painel, era uma informação errada. Alarme falso!
Solução: Limpar - lixando os contatos da malha negativa, lixar os locais onde ela é fixada no carro e finalmente o principal... Apertar!
Observação: coloque arruelas de pressão nas porcas, pois elas evitam que as porcas soltem-se novamente, ok?!
Agradecimentos: ao amigo G. Lopes do blog: dicas mecânicas, que gentilmente forneceu-me as fotos. Valeu, G.!!! Abraço à todos, sucessos!!

27 comentários:

Anônimo disse...

ja fiz este procedimento mas a luz ainda esta acendendo,será que tem alguma coisa aver com o aditivo do radiador?

Auto Mecânica AESA disse...

Caro amigo, olá!
Provavelmente existe um superaquecimento do motor. De todo modo amigo, o certo e óbvio é começar da maneira certa. Se o seu veículo não possui ponteiro e sim uma lâmpada de temperatura e também se o carro em questão é dotado de injeção eletrônica como o da nossa matéria, comece passando um aparelho rastreador e monitorando assim a temperatura. Se este teste rápido mostrado aqui não funcionou pra você é por que o problema é outro e deve como em todo diagnóstico ser verificado com cuidado. Grande abraço e obrigado pelo comentário!

Ives disse...

Olá pessoal,
Meu gol bolinha de mesmo ano ta acontecendo o mesmo só que as vezes a luz do óleo chega a acender em N,1 e 2 marcha. O que pode acontecer se eu ficar rodando com o carro assim? tou com medo de ir em uma oficina e os mecânicos acabarem condenando alguma outra coisa sem ser.

Auto Mecânica AESA disse...

Olá, Ives!
Teste prático é providenciar um interruptor de óleo original do carro, que diga-se de passagem é barato. Trocá-lo e observar se o defeito desaparece. Se sim, ótimo! Pois esta pecinha pode fazer isto. Se acaso persistir o problema é bem provável que haja um princípio de entupimentono "ralo" da bomba de óleo ou a própria bomba de óleo do motor dando indícios de que vai pifar. Nesta segunda hipótese somente um mecânico de confiança poderá avaliar pra você. Procure "ver" isto breve pois esta luz acendendo significa falta de lubrificação e pode em caso da segunda hipótese apontada aqui, até fundir o motor, ok!?

Anônimo disse...

Boa tarde!!

Caros,
Tambem vinha sofrendo com esse problema e após consultar essa dica acabei resolvendo o meu caso.

Apos consultar as imagens e no meu Gol, notei que só tinha 1 cabo vinda da bateria ate o Chassi, onde limpei e raspei bastante, melhorando de vez aquela região.

Ao fim, comprei a malha de aterramento e coloquei do chassi ao bloco, já que o meu não tinha no local indicado.

Resumindo... ACABOU o problema da luz ficar piscando ( Falso Aletra ) e de quebra, melhorou a qualidade do meu som de mala, que quando aumentava ficava pipocando, como se houvesse queda de voltagem

muito agradecido !

betojk2@gmail.com disse...

Bom dia!Estou com problema de aquecimento do motor,por alguma razão a ventoinha não esta acendendo,mas já constatei que ela esta funcionando portanto deve ser alguma outra coisa,será que é a bomba d'água ou a válvula termostática?

Auto Mecânica AESA disse...

Agradeço à todos pelos comentários, muito obrigado!
Caro amigo betojk2@gmail.com, olá!
Procurando atender sua pergunta, quero saber, por favor:
1 - Qual é o seu veículo (modelo e ano)?
2 - Painel: é ponteiro ou lâmpada que indica temperatura?
3 - Quando aquece, chega a vazar água do reservatório?
Pode enviar resposta para: r.gsa@hotmail.com

Abraços, Rogério Araújo.

Veja também nossa pagina: https://pt-br.facebook.com/EletricidadeAutomotiva

Unknown disse...

Rogerio boa noite

Tenho um gol special 2003 e gostaria de verificar esse aterramento, meu medidor de velocidade fica meio maluco, meu som as vezes nao sai, aparelho liga normal aciona a potencia mais o som nao sai.. ai desliga e liga e volta ao normal

sobre comprar malha de aterramento e aterrar o bloco do motor isso melhora? trocar p cabo do aterramento do chassi? quero dar uma geral nessa parte..

parabens pela iniciativa

Ljose disse...

Olá Rogério,
Muito bom o post! Acredito que você pode solucionar tranquilamente meu problema. Ficaria muito agradecido!
Meu carro: Gol 1.0, 2005, motor power, painel igual ao da foto.
- Há três dias essa luz vem acendendo ocasionalmente.
- Tende a acender após pegar uma subida, quando o carro já perdeu velocidade ou parado no trânsito.
- Descobri que a ventoinha só liga quando quer, apesar de estar funcionando bem.
- Já troquei o sensor de temperatura, e nada.
- Em duas ocasiões o motor superaqueceu e vazou água pelo reservatório.
Será que devo fazer a manutenção deste aterramento, antes de qualquer coisa? Ou poderia ter relação com bomba d'água?

Auto Mecânica AESA disse...

Olá, Bala!
No caso do seu veículo, notei que ele chegou a ferver a água do radiador, era realmente um caso de verdadeiro superaquecimento e no caso do nosso post era um alarme falso, pois o motor relatado armava a ventuinha normalmente e mesmo assim, a luz de temperatura acendia.
Obrigado pelo comentário!

Francisco disse...

Obrigado pela dica, tenho um gol 2001 special e estava com esse problema, luz piscando a ventoinha não armava mas a água estava normal, nenhum sinal de super aquecimento, já tinha trocado quase todo o sistema e nada. Depois que li o seu blog, troquei a malha e gol, problema resolvido.
Muito bom, obrigado mais uma vez, abraço!

Auto Mecânica AESA disse...

Oi, Francisco!
Eu é que agradeço por ter separado um tempo e postado aqui no blog! Fico feliz que de alguma forma, o que coloco aqui, traga algo positivo aos leitores. Obrigado à cada um de vocês!!!

Unknown disse...

Boa noite ,estou com esse mesmo problema um gol gl 1993 ele tem ponteiro e luz também.Troquei a cebolinha mas ñ adiantou o ponteiro marca normal a aventoinha arma normal mas a luz continua a piscar.O que pode ser?

Unknown disse...

Ola rogerio tenho um g3 8 valvula alcool cara ja troquei tudo sensir .valvula termost.cebolao cabecote aciona a ventuinha no 90 apenas na prineira depois e so no 110. Ja tirei ar e nd iq pode ser

Auto Mecânica AESA disse...

Marcelo, olá!
Verifique se a mangueira de retorno do reservatório de expansão/água (a pequena) não está total ou parcialmente entupida, bem como o bico do reservatório que liga à esta mangueirinha, pois, com o tempo, isso acontece. E mais! Se o reservatório for novo e não for o original/VW costuma termos a necessidade de com uma broca de furadeira fazermos o alargamento do orifício (bico reservatório).

Auto Mecânica AESA disse...

Fábio Guerra, olá!
No seu caso, pode provavelmente ser defeito do painel (relógio de temperatura mais especificamente) no circuito da lâmpada. Existem testes específicos para painéis. precisará da ajuda de um profissional, ok?!

Anônimo disse...

MEU PARABÉNS RESOLVEU MEU PROBLEMA. ERRA O CABO TERRA FLOUXO.

Unknown disse...

Boa noite!
Tenho um gol 1.0 especial de ano 02,ele esta com a luz da temperatura acendenda,ja levei no mecanico e ele ja verificou o aterramento,o mesmo que vc comentarão,ja trocou o sensor de temperatura e por final colocou o aparelho"raster" e nao acusou nenhum erro.A ventuinha so aciona quando a temperatura esta em 99 graus,é normal ela acionar com esta temoeratura mesmo? Por fim de feito tudo isso a luz continua acendendo! Por favor alguem poderia me ajudar em solucionar este problema?

sandrilon disse...

Bom dia! Estava dirigindo ao meu trabalho e estava tudo normal no painel e derrepente o velocimentro e os demais relogios travaram e o marcador de kilometragem desapareceu... o que seria...

Unknown disse...

Boa noite o meu carro e um gol 97 quando eu LIGO ele as correias tem qui fusiona as duas no MS tempo e. Ou n mim de uma resposta pq eu to endívida por favor

Auto Mecânica AESA disse...

Milena, olá!
Normalmente quando olhamos o motor do gol 97, avistamos uma só correia, a outra é a correia dentada que fica interna à uma capa de plático. Mas... sim, quando funcionamos o veículo todas as correias do motor funcionam ao mesmo tempo.
Abraços.

Unknown disse...

Minha Parati CHT 1.6 já foi feito de tudo troquei bomba de água bomba de óleo radiador todas as peças que integram a bomba da água ou seja o motor foi feito inteiro de cabo a rabo mas ela ainda continua subindo a temperatura no ponteiro já estou ficando louco e vários amigos não conseguem arrumar agora para vir no poste falando sobre o aterramento precisava saber onde fica o aterramento do motor da Parati CHT 1.6 por favor me ajudem

Auto Mecânica AESA disse...

Sim, isso pode ser aterramento.

Auto Mecânica AESA disse...

Isso pode ser aterramento do motor à princípio. Leia a nossa publicação acima, Willian. Abraços.

Auto Mecânica AESA disse...

Jardel, o recurso é realmente levar à oficina!

Auto Mecânica AESA disse...

Paulo Ricardo, olá!
Ventuinha do radiador girando ao contrário, falta da válvula termostática (veículo sem válvula), radiador necessitando ser "varetado", ou seja, radiador entupido. E muitas vezes, não dá pra perceber soprando ou coisas do tipo, só um profissional consegue detectar.

Unknown disse...

Olá bom dia,tenho um gol bola e a luz de temperatura está piscando com motor ligado e só no contato primeiro estágio óleo água normal.